Logo tv aberta
 

Conheça os alimentos que ajudam a combater a ansiedade

É possível reduzir a ansiedade com a ingestão desses alimentos. Saiba quais são!

27/03/2020 07:00:00

 Conheça os alimentos que ajudam a combater a ansiedade

É possível reduzir a ansiedade com a ingestão desses alimentos. Saiba quais são!

Se você não sofre de ansiedade, certamente conhece alguém que apresenta esse quadro. E não é para menos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), somente no ano passado, a ansiedade afetava 16,8 milhões de brasileiros. Somos considerados o país mais ansioso do mundo.

A ansiedade pode afetar diversas áreas da vida, comprometer o trabalho, os estudos e até mesmo a socialização. Alguns dos sintomas desse distúrbio são medo, tensão, preocupação excessiva e exagerada, palpitações, falta de concentração, etc.

Ter mais atenção na dieta pode colaborar e muito para a vida de alguém com transtorno de ansiedade. Isso porque o ansioso apresenta maior vulnerabilidade de consumir alimentos poucos saudáveis para reduzir a ansiedade e se sentir melhor. Esse comportamento pode levar a outro quadro, o da compulsão alimentar. Por esse motivo, é indispensável fazer o consumo de certos alimentos para auxiliar nos sintomas da ansiedade e ter uma qualidade melhor de vida.

Afim de auxiliar as pessoas com transtorno de ansiedade, o site especializado britânico Medical News Today divulgou uma lista com alguns alimentos capazes de reduzir ansiedade e seus sintomas mais comuns.

Castanha-do-Pará

Segundo estudos, a castanha do Pará é rica em selênio. Este nutriente é capaz de melhorar o humor e reduzir inflamações, o que é comum em pessoas que possuem níveis elevados de ansiedade. A castanha do Pará também é rica em vitamina E – assim como outras oleaginosas – que atua como antioxidante, e colabora para evitar quadros de depressão. Seu consumo diário deve ser feito em torno de 3 a 4 castanhas por dia.

Ovos

As gemas dos ovos são ricas em vitamina D, que já foram associadas aos quadros de depressão e ansiedade caso estejam em níveis baixos no organismo. Os ovos também possuem uma boa quantidade de proteínas e possuem triptofano – um tipo de aminoácido que ajuda a produzir serotonina, que auxilia no humor, no sono e melhora as atividades neurológicas.

Sementes de abóbora

As sementes de abóbora também são excelentes para reduzir a ansiedade. Elas são excelentes fontes de potássio, que ajudam no combate ao estresse e ansiedade, pois controlam a pressão sanguínea do corpo. As sementes de abóbora também possuem muito zinco. Um estudo realizado mostrou que a falta de zinco no organismo pode afetar negativamente o humor. O zinco é vital para o desenvolvimento do cérebro e redes neurais.

Cúrcuma

A cúrcuma, ou açafrão como também é conhecido, é um tempero muito utilizado na cozinha oriental e também em algumas regiões do Brasil. A cúrcuma possui um ingrediente ativo chamado curcumina. Esse ativo pode ajudar a reduzir a ansiedade, inflamações e o estresse oxidativo. Como não possui um sabor muito intenso, pode ser facilmente utilizado em diversos pratos da nossa culinária.

Iogurte

O iogurte possui algumas bactérias saudáveis – Lactobaccilus e Bifidobacteria – que possuem efeitos positivos no cérebro. Alguns estudos sugerem que os principais sintomas de ansiedade e depressão se dão por conta de inflamações crônicas. Já que os produtos lácteos possuem propriedades anti-inflamatórias, eles são uma boa pedida para reduzir o sintomas de ansiedade, podendo até elevar os níveis de felicidade em algumas pessoas.

Chá verde

O chá verde tem ganhado notoriedade quando o assunto é reduzir a ansiedade. Ele possui um aminoácido chamado teanina, que vem sendo descoberto como um potencial redutor das oscilações de humor e atua como um controlador dos sintomas da ansiedade. Estudos sugerem que a tanina aumenta a produção de serotonina e dopamina. Estudos mostram que 200 miligramas de teanina são capazes de trazer relaxamento e calma, reduzindo a tensão.

Sempre lembramos que é necessário manter uma dieta saudável e equilibrada. Caso apresente sintomas de ansiedade frequentes, não hesite em procurar ajuda médica. Assim, você tomará conhecimento do seu caso com maior propriedade.

Texto extraído do site MSN.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ver todas as notícias

NO FACEBOOK

PROGRAMAÇÃO

End.: Rua Cardoso de Almeida, 2269 - Perdizes - CEP: 01251-001 - São Paulo/SP - Telefone (11) 3868 - 2802 - Todos os direitos reservados - © 2012 TV Aberta São Paulo