Logo tv aberta
 

‘Virada do voluntariado’ oferece programação gratuita em SP

Nos dias 23 e 24 de novembro, a Fundação Bienal de São Paulo receberá a primeira edição

21/11/2019 19:19:41

 ‘Virada do voluntariado’ oferece programação gratuita em SP

 Nos dias 23 e 24 de novembro, a Fundação Bienal de São Paulo receberá a primeira edição da Virada da Virada, promovida pela união de duas das mais importantes redes de voluntariado do Brasil, o GRAACC e a Turma do Bem. O evento vai discutir temas e causas sensíveis nos dias atuais e promete reforçar a importância do voluntariado. Toda renda gerada com as vendas de ingressos será revertida para a manutenção dos atendimentos das duas instituições.

A programação será formada por palestras, exposições, feira com mais de 80 ONGs de todo o Brasil, comidas feitas por imigrantes e refugiados, intervenções musicais, entre outras atividades. Para participar, o valor do ingresso é de R$ 250 no preço promocional e está disponível neste link. Além da programação paga, a Virada da Virada tem uma parte do evento gratuita e aberta ao público.

Confira tudo abaixo!

Programação gratuita

1- Exposições

Com entrada totalmente Catraca Livre, o visitante poderá ver exposições que contam a história das duas maiores organizações sociais do país.

O GRAACC apresentará a luta de crianças e adolescentes que venceram o câncer por meio de ilustrações e textos emocionantes. Em ambientes lúdicos, os visitantes conhecerão histórias de superação desses pequenos heróis.

Já a Turma do Bem contará com uma mostra sobre o programa Apolônias do Bem, que transforma a vida de mulheres vítimas de violência. Vinte participantes que perderam os dentes por causa de agressões foram retratadas por vinte fotógrafas, todas mulheres, antes e depois do tratamento odontológico. Veja algumas fotos:

2- Triagem para tratamento odontológico

Durante a Virada da Virada, a Turma do Bem realizará a triagem gratuita para selecionar as crianças e jovens de baixa renda, estudantes de escola pública, com idades entre 11 e 17 anos, que receberão tratamento odontológico gratuito. Os pacientes serão selecionados por grau de necessidade. Para participar, é necessário fazer uma pré-inscrição antes de comparecer na triagem por meio desse link.

3- Voluntariado 

Na parte aberta ao público, sem necessidade de inscrição, acontecerá a feira de Voluntariado Ambev VOA. O espaço contará com a participação de 77 ONGs de todo o Brasil, com atuação em diferentes causas, como educação, esportes e cultura. No local, as ONGs estarão em estandes que contam um pouco da sua história e atuação, aproximando pessoas de instituições que buscam voluntários em diferentes áreas.

Os visitantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido pelas organizações e o impacto delas na vida das pessoas atendidas, além de descobrirem oportunidades incríveis para doar seu tempo e talento em prol de uma boa causa e participar de debates relevantes sobre temas do terceiro setor.

4- Mostra de Cinema

A mostra de “Cinema Virada da Virada” traz uma série de filmes com temática de impacto social para o evento.

Ao todo, serão oito filmes com destaque para as estreias do Milú, de Raphael Erichsen e Tarso Araujo, que revela como Milú Villela, uma mulher da alta sociedade paulistana, se reinventou para criar redes em prol da educação, das artes e da filantropia; e o Selvagem, do diretor Diego Costa, que conta a história de Sofia, jovem estudante que tem escola ocupada por amigos.

A mostra tem entrada gratuita e curadoria feita pelo cineasta Raphael Erichsen. Além de assistir aos filmes, o público poderá conversar com diretores e atores.

5- Restaurante mundo e ativações

A Virada da Virada também vai promover a cultura mundial. África, América Latina e Oriente Médio serão representados por suas comidas no “Restaurante do Mundo”e manifestações culturais típicas. O Migraflix, organização fundada em 2015 que apoia imigrantes na construção de seu protagonismo no Brasil, é o parceiro da ação.

Os países participantes são: África do Sul, Colômbia, Haiti, Índia, México, Peru, República Democrática do Congo e Síria. Ao todo, serão 14 chefes de nove países que prepararão pratos típicos e cheios de personalidade e história, além de dez artistas que se revezarão para trazerem um pouco da cultura local para o evento por meio de apresentações e intervenções que acontecerão durante o dia todo.

Programação paga

Se você comprar o ingresso para a Virada da Virada, terá acesso a quatro Hubs simultaneamente, todos intitulados com a letra “V”.

No Hub Verdade, direitos humanos e justiça estarão em foco. Haverá painéis sobre Diversidade e Inclusão com representantes da Rede Mulher Empreendedora, Transempregos e CKZ Diversidade, além de debates sobre inclusão, com a Fundação Dorina Nowill para cegos e o Instituto Rodrigo Mendes. Outros temas em destaque no Hub serão migrantes, armamento, religião, ativismo e relacionamento entre Estado e sociedade com especialistas nos assuntos.

Para falar de inspiração e propósito, o Hub Vontade terá as presenças de Felipe Morozini (mobilidade urbana), Daniele da Mata (ativismo negro), Regina Nogueira (“você é uma marca”) e o Instituto Socioambiental e o Projeto Tamar (meio ambiente).

No Hub Vida, acontecerão quatro painéis relacionados à saúde, bem-estar e equilíbrio, com os temas “Ciências, saúde e sociedade: o que todas essas palavras juntas significam?”, “HIV / AIDS”, “Apneia” e “Saúde e estética”.

Para as pessoas ligadas às tendências de recursos humanos, o Hub Vocação trará debates sobre mudança de carreira, empreendedorismo social, longevidade e propósito com palestrantes como a ex-modelo e médica Ana Claudia Michels, o jornalista Leão Serva, o empreendedor João Paulo Pacífico e o consultor Celso Grecco. O Hub também terá a presença de Fábio Bibancos, presidente voluntário da Turma do Bem, com o tema “Loucura é não fazer nada”, e de Tammy Allersdorfer, superintendente de Desenvolvimento Institucional do GRAACC, que vai abordar “Captação de Recursos no Terceiro Setor”.

Uma palestra máster, com grandes nomes, encerrará cada dia. Os jornalistas Bruno Torturra, Mariliz Pereira e Marcelo Godoy no painel “A liberdade de imprensa é uma realidade?”, assim como “A história de uma apátrida”, com a ativista Maha Mamo. O final do evento será marcado por reconhecimento de voluntários da Turma do Bem e do GRAACC no Unimed Hall (antigo Credicard Hall) e show do Fábio Jr.

A programação completa está disponível no site do evento.

Serviço:

Virada da Virada

Data: 23 e 24 de novembro (sábado e domingo), das 9h às 20h

Local: Fundação Bienal de São Paulo – Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, Vila Mariana

Ingressos: disponíveis na Sympla

Texto Extraído do site MSN.

NO FACEBOOK

PROGRAMAÇÃO

End.: Rua Cardoso de Almeida, 2269 - Perdizes - CEP: 01251-001 - São Paulo/SP - Telefone (11) 3868 - 2802 - Todos os direitos reservados - © 2012 TV Aberta São Paulo