Logo tv aberta
 

Câncer de endométrio tem mais chance de aparecer em mulheres com 6 condições

O câncer de endométrio é um dos tumores ginecológicos mais frequentes e tem maior

25/10/2019 17:17:41

 Câncer de endométrio tem mais chance de aparecer em mulheres com 6 condições

O câncer de endométrio é um dos tumores ginecológicos mais frequentes e tem maior incidência em mulheres acima de 60 anos que já estão na menopausa. Segundo Michelle Samora, oncologista do Centro de Oncologia do Hospital 9 de Julho, quando diagnosticado precocemente, a doença tem até 80% de chance de cura.

Riscos de câncer de endométrio

Além de ser mais comum em mulheres acima de 60 anos e raro em mulheres com idade inferior a 45 anos, o câncer de endométrio tem mais riscos de aparecer em pacientes com 6 condições:

Menopausa tardia

Obesidade

Uso de reposição hormonal

Diabetes

Síndrome do ovário policístico

Nunca ter tido filhos

Sintomas de câncer de endométrio

Hemorragias, manchas e corrimentos são os principais sintomas de câncer de endométrio. De acordo com informações do Instituto Oncoguia, cerca de 90% das pacientes apresentam sangramento vaginal, entre as menstruações ou após a menopausa.

Se você já passou a menopausa, é importante relatar qualquer sangramento vaginal, mancha ou corrimento anormal ao seu médico. O corrimento vaginal sem sangue também pode ser um sinal de câncer de endométrio.

Dores pélvicas e perda de peso também podem ser sintomas de câncer de endométrio. Estes sinais são mais comuns em fases mais avançadas da doença.

Câncer de endométrio: diagnóstico e tratamento

O câncer de endométrio é geralmente diagnosticado quando a mulher vai ao médico em função dos sintomas que está apresentando. O tratamento, de acordo com a médica do Hospital 9 de Julho, dependerá do tipo e estágio da doença.

A maioria das mulheres é diagnosticada nas fases iniciais e o tratamento geralmente é a retirada cirúrgica do útero, ovário e tubas. Outras opções são a radioterapia, quimioterapia e hormonioterapia.

Atualmente, explica a especialista, existem abordagens minimamente invasivas para tratar o câncer de endométrio. É o caso da robótica, que utiliza tecnologia como visualização do campo cirúrgico com alta resolução e em 3D.

O resultado oncológico da técnica é o mesmo da cirurgia aberta e o pós-operatório é mais fácil. O câncer de endométrio é uma doença com boas chances de cura para a maioria das mulheres, afirma a oncologista.

Tipos de câncer em mulheres

Câncer de ovário dá sintomas nada típicos: cansaço, inchaço e mais

Amamentação protege contra o câncer de mama e traz mais 3 benefícios

Corrimento com três características é alerta para câncer de colo do útero

Texto extraído do site MSN.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ver todas as notícias

NO FACEBOOK

PROGRAMAÇÃO

End.: Rua Cardoso de Almeida, 2269 - Perdizes - CEP: 01251-001 - São Paulo/SP - Telefone (11) 3868 - 2802 - Todos os direitos reservados - © 2012 TV Aberta São Paulo