Logo tv aberta
 

Lugar de menina é na pista de skate

Não é de hoje que as mulheres conquistaram seu espaço nas pistas de skate.

24/10/2019 13:13:23

 Lugar de menina é na pista de skate

Não é de hoje que as mulheres conquistaram seu espaço nas pistas de skate. Referências como Karen Jonz têm inspirado gerações e atraído cada vez mais meninas e mulheres para a modalidade. Hoje, o Brasil conta com atletas de destaque internacional, como a catarinense Yndiara Asp e talentos como a jovem Rayssa Leal, que tem apenas 11 anos e já é uma das maiores promessas do skate nacional. Confira mais detalhes sobre a história dessas grandes atletas brasileiras, que já atraíram o apoio de nomes de peso, como a BV.

Rayssa nasceu na cidade de Imperatriz, no interior do Maranhão, e começou a praticar skate aos seis anos, por influência de um amigo de seu pai. A menina ganhou fama internacional e ficou conhecida como “fadinha do skate” após um vídeo em que aparece acertando em cheio um “heelflip”, manobra com alto grau de dificuldade, vestida de fada. Até mesmo Tony Hawk, lenda mundial do skate, compartilhou o vídeo, que se tornou um viral.

Ao ver o talento da filha, a família apostou em sua vocação e a levou para competir em Santa Catarina, onde se tornou a primeira campeã brasileira mirim. Ela conta que esse momento foi determinante para sua carreira, quando percebeu que queria “competir e fazer novos amigos para sempre”. A partir daí, Rayssa ganhou o mundo!

Aos 11 anos, essa pequena gigante ficou em terceiro lugar no campeonato mundial da categoria street este ano. Mesmo disputando com adultos, ela conseguiu o pódio em sua primeira competição internacional, o que ela considera como sua maior realização até o momento.

Mas, com a vida toda pela frente, os planos de Rayssa não param por aí. Ela já é membro da seleção brasileira de skate e sonha em ser campeã olímpica. Como toda atleta, ela pretende se cuidar para não se machucar e “pontuar o máximo possível em todas as competições”, diz.

Apesar de já ser um grande nome do skate nacional, Rayssa mantém seu lado fã. Ela considera como seus maiores ídolos os skatistas Luan de Oliveira, Nyjah Houston e Pâmela Rosa, com quem dividiu o pódio no campeonato mundial.

Mesmo tão jovem, Rayssa conta que o esporte já trouxe grandes aprendizados para sua vida profissional e pessoal. “Aprendi que sempre podemos ajudar e receber ajuda de alguém”, diz a atleta, que também ressalta a importância de ser solidária e gentil. A quem está planejando seguir nas pistas (em especial, as meninas que se inspiram no seu exemplo), Rayssa dá um conselho: “se dedique, não desista e faça tudo com amor e alegria”. Foi na infância que Yndiara Asp teve seu primeiro contato com o skate, um presente do pai. Aos 15 anos, a menina de Santa Catarina já levava a brincadeira a sério e, pouco depois, começou a competir. Aos 21 anos, ela já é uma estrela da Seleção Brasileira, com títulos em campeonatos importantes, como o STU e o Vans Park Series no currículo. Desde que se tornou uma atleta profissional, Yndiara tem se estabelecido como referência para o skate nacional, principalmente como referência para outras mulheres. Ela garante que nunca deu atenção a qualquer tipo de atitude machista e, como conselho a quem também quer se dedicar ao esporte, diz: “ande de skate e se divirta, supere seus medos e acredite em você”. Mesmo com tantas conquistas, Yndi, como é conhecida na cena do skate, ainda quer mais. "Sonho em ser campeã mundial, em participar de uma Olimpíada e sair em uma capa de revista", conta. Como membro da Seleção Brasileira, Yndi terá a chance de batalhar por um lugar nos Jogos de Tóquio, em 2020, e de ser uma das primeiras na história do skate a realizar o sonho de uma medalha olímpica. Ela também acredita que essa visibilidade está ajudando o esporte a “atingir outros públicos e se tornar ainda mais popular”.

Texto Extraído do Site MSN.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ver todas as notícias

NO FACEBOOK

PROGRAMAÇÃO

End.: Rua Cardoso de Almeida, 2269 - Perdizes - CEP: 01251-001 - São Paulo/SP - Telefone (11) 3868 - 2802 - Todos os direitos reservados - © 2012 TV Aberta São Paulo