Logo tv aberta
 

Como funciona o ciclo menstrual e quais são as suas fases

Não importa em qual idade ela apareça pela primeira vez.

18/09/2019 16:16:50

 Como funciona o ciclo menstrual e quais são as suas fases

Não importa em qual idade ela apareça pela primeira vez. A menstruação é parte muito importante na vida de qualquer mulher! Por isso, apesar de não ser um período muito agradável para a maioria das meninas, nós temos que aprender a lidar com ela e, acima de tudo, entendê-la. Por exemplo: você sabia que o ciclo menstrual não envolve apenas aqueles dias em que você sangra? Na verdade, ele é muito maior e mais complexo que só esses três, quatro ou cinco dias de sangramento.

Para explicar melhor como o ciclo funciona e qual é o papel de cada fase dele, a CAPRICHO conversou com a Dra. Patrícia Gonçalves, médica obstetra e ginecologista, mestre em Obstetrícia e Ginecologia pela USP.

A menstruação, que é o período de sangramento, costuma durar de 3 a 5 dias dentro de um ciclo de 28 a 30 dias. No entanto, essa média de tempo pode variar de mulher para mulher. Afinal, cada organismo é diferente, né? Esse sangue vem da descamação da camada interna do útero, também chamado de Endométrio. De acordo com a Dra. Patrícia, a quantidade média de sangue do fluxo menstrual é de cerca de um quarto de uma xícara de chá.

O ciclo inteiro é dividido em quatro fases: fase menstrual, fase folicular, fase ovulatória e fase lútea. O primeiro dia do seu ciclo é quando você menstrua. O sistema reprodutor da mulher repete um padrão comum desses eventos controlados por hormônios, que se repetem todo mês. Mas, qual o papel de cada um deles?

Fase menstrual: como o próprio nome já sugere, este é o período de sangramento. Normalmente, ele costuma durar de 3 a 7 dias.

Fase proliferativa ou estrogênica (folicular): é o período de maturação do folículo ovariano e secreção de estrógeno.

Fase secretora ou lútea: marcado pela ovulação e intensa ação do corpo lúteo, esse período é o final da fase proliferativa e início da fase pré-menstrual.

Fase pré-menstrual ou isquêmica: é quando a mulher está prestes a menstruar. Ocorre a queda das concentrações dos hormônios ovarianos e a camada superficial do Endométrio perde seu suprimento sanguíneo normal. Pode ser acompanhada por dor de cabeça, dor nas mamas e possíveis alterações psíquicas, como fácil irritabilidade, insônia e a clássica TPM (Tensão Pré-Menstrual). Esta fase dura cerca de dois dias.

Tá, mas agora o que fazer com essas informações? Bom, para começar é importante saber que seu ciclo menstrual tem picos de fertilidade. A fase em que você corre mais risco de engravidar é a lútea (conhecida também como fase do período fértil). As chances já caem um pouco na estrogênica (mas ainda há riscos) e se tornam ainda menores na menstrual (baixíssimo risco de fecundação) e na pré-menstrual (porque o corpo já está quase pronto para “liberar” aquilo que sobrou no útero de uma não-gravidez).

É claro que não existe nunca 100% de certeza quando o assunto é o corpo humano, mas prestar atenção e saber exatamente em que fase do ciclo você está te dá segurança, autonomia, te empodera e é e um complemento na contracepção. Porém, a manutenção do ciclo menstrual não funciona como um método contraceptivo, ok? É preciso consultar um(a) ginecologista para entender qual é o melhor método para você (pílula ou injeção anticoncepcional, DIU, adesivo, etc) e sempre usar preservativo. Sempre. Ah! Só para que você entenda melhor o período fértil: na maioria das vezes, a duração do intervalo de tempo entre a ovulação (que é quando o óvulo é liberado do ovário) e a menstruação é de 12 a 16 dias. Esse é o intervalo em que você tem mais chances de engravidar. Ou seja, em que você está com a fertilidade nas alturas! Deu pra entender?

Vale lembrar que, se você notar qualquer coisa diferente no seu ciclo menstrual, é importante consultar um(a) ginecologista para verificar se está tudo certo – sem falar nas consultas de rotina, caso já tenha uma vida sexual ativa. Previna-se!

Texto Extraído do Site MSN.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

11/10/2019 19:19:51

Programa Nova Cidade

Ver todas as notícias

NO FACEBOOK

PROGRAMAÇÃO

End.: Rua Cardoso de Almeida, 2269 - Perdizes - CEP: 01251-001 - São Paulo/SP - Telefone (11) 3868 - 2802 - Todos os direitos reservados - © 2012 TV Aberta São Paulo