Logo tv aberta
 

As habilidades mais buscadas em entrevistas de emprego

Existe uma máxima que diz que você é contratado pelas suas habilidades técnicas,

20/05/2019 19:19:23

 As habilidades mais buscadas em entrevistas de emprego

Existe uma máxima que diz que você é contratado pelas suas habilidades técnicas, mas, é demitido pela falta de habilidade humana. Ao que tudo indica isto está mudando.

As redes de amigos, as redes sociais e o Linkedln têm sido importantíssimos para os candidatos que buscam colocação ou recolocação no mercado de trabalho.

As chamadas habilidades interpessoais, cuja sigla em inglês é soft skills, têm chamado a atenção das empresas, principalmente das áreas de vendas, marketing e software.

Estudo realizado pela Linkedln, a maior rede social profissional do mundo, mais de 90% dos recrutadores admitem que as  soft skills importam tanto ou mais que as competências técnicas. Trata-se de uma forma que ajuda a medir como o profissional se comporta em determinadas situações, além da relação com outras pessoas.

Ainda de acordo com  os estudos da Linkedln, cerca de 65% dos gestores de contratações de vendas concordam que a falta de competência interpessoal entre os candidatos limita a produção da empresa. A conclusão é que, para essa área, é fundamental ambição e motivação para atingir as metas, além de integridade e confiabilidade. Também devem ter capacidade de adaptação, foco no cliente e produtividade.

Ainda segundo os estudos, bons profissionais de marketing – uma área extensa de atuação – devem ser capazes de cultivar e promover relacionamentos com todos com quem trabalham, interna e externamente. Na era digital, bons profissionais de marketing são também bons contadores de histórias. Os candidatos devem ser capazes de trabalhar um storytelling envolvente, que eduque, esclareça e motive. Também devem ter capacidade criativa.

Já os engenheiros de software estão entre os talentos mais requisitados, recebendo até três vezes mais interesse de recrutadores no LinkedIn do que os demais usuários. O engenheiro de DevOps, por exemplo, foi o cargo mais recrutado em 2018.

Neste cenário competitivo de recrutamento, encontrar excelentes talentos com excelentes competências técnicas e interpessoais pode ser difícil. Os profissionais devem apresentar espírito de equipe.

Os melhores candidatos se sentirão confortáveis ao passar dias corrigindo erros e escrevendo códigos enquanto trabalham em diferentes programas. Também é levado em conta a disposição do candidato em aprender continuamente. É essencial para o sucesso, já que tendências e tecnologias estão sempre em evolução.

O LinkedIn possui duas ferramentas voltadas ao desenvolvimento das habilidades comportamentais. A primeira é o Linkedln Learnig, uma plataforma de cursos online do próprio LinkedIn, na qual os profissionais têm acesso a milhares de cursos, tanto de soft como hard skills. A outra é a Central de Aconselhamento Profissional, que é gratuita para todos os usuários do LinkedIn.

Ao que tudo indica, hoje a máxima é, contrate quem tem habilidades humanas e desenvolva nesta pessoa as habilidades técnicas que a organização necessita.

Texto Extraído do Site MSN

NO FACEBOOK

PROGRAMAÇÃO

End.: Rua Cardoso de Almeida, 2269 - Perdizes - CEP: 01251-001 - São Paulo/SP - Telefone (11) 3868 - 2802 - Todos os direitos reservados - © 2012 TV Aberta São Paulo